Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

IURD DECLARA GUERRA À JOVEM PAN PELA POSSE DA FM 104,5

Escrito em 12 de julho de 2008 por Marcelo Delfino.

O contrato de arrendamento da FM 104,5 (a ex-Tropical FM do radialista Armando Campos) para a Igreja Universal do Reino de Deus está acabando. Sabendo disso, o empresário Tutinha (o comandante da rede Jovem Pan FM) fez uma proposta de arrendamento ou compra da estação carioca, com disposição de fazer a Jovem Pan FM RJ reencarnar pela segunda vez no dial carioca até 31 de dezembro de 2008.

Como não são bobos nem nada, a cúpula da IURD no estado do Rio ficou sabendo. E deixaram claro que, além de não quererem se desfazer da rádio arrendada, juram que farão uma proposta "irrecusável" (palavra deles) para um novo arrendamento ou compra da rádio.

De parte da IURD-RJ, comandada pelo bispo Clodomir Santos, a guerra está declarada. Do outro lado, está o homem da JP, Tutinha. Ao final dessa história, não se sabe quem irá exorcizar quem. Se são os pastores da IURD que exorcizarão a segunda reencarnação da Pan, ou se será o Tutinha que irá exorcizar os pastores. Dá para imaginar o Tutinha berrando com as mãos na cabeça dos pastores: "Biiiiispo! Saaaaai! Saaai dessa rádio que não te perteeeeence!".

No meio da guerra, está o atual concessionário da 104,5. Armando Campos era, até meados dos anos 70/80, um locutor da Rádio Nacional e d'A Voz do Brasil. Era também amigo pessoal do general-presidente João Figueiredo. Tal proximidade com o poder possibilitou a Armando Campos a posse de uma outorga de São Gonçalo em FM 104,5. Nascia assim a Master FM, que depois foi a sambista Tropical FM. De lá para cá, Armando modificou a programação da rádio várias vezes, até que arrendou a rádio para a IURD em 2001.

Agora, está nas mãos de Armando Campos decidir o vencedor da guerra IURD vs. JP. Se falar mais alto uma proposta de venda, os pastores podem marcar o culto da vitória. Mas se falar mais alto as recentes encrencas de Armando com pastores da Renascer em Cristo, Tutinha pode preparar a sessão de exorcismo e reencarnar a Jovem Pan FM, definitivamente.

Para quem não sabe, a Igreja Renascer em Cristo arrendou (uns juram que comprou) a FM 107,9, outra rádio de Armando Campos. Só que não pagam o arrendamento há meses, e os funcionários dos transmissores estão sem salário há algum tempo. De vez em quando, eles se unem a Armando, tiram a Gospel FM do ar e põem pagode, em sinal de protesto. Ainda estamos apurando as circunstâncias sinistras da volta da Gospel FM, após o último surto pagodeiro da 107,9.

Como até mesmo as fontes do TRIBUTO divergem quanto aos bastidores das rádios de Armando Campos, o futuro é imprevisível.

Abaixo, dois textos sobre a guerra IURD vs. JP.

Fonte: Tudo Rádio.

Quinta-feira, 11 de julho de 2008

Jovem Pan 2 a um passo do Rio de Janeiro

Conforme noticiado com exclusividade pelo Tudo Rádio.com, a Jovem Pan 2 voltará em breve ao Rio de Janeiro. O terceiro retorno da rede paulista em solo carioca deverá acontecer ainda em 2008, aumentando a disputa pelo segmento jovem local. A rede paulista deixou pela segunda vez a cidade maravilhosa em 2007, com a estréia da sua rival nacional, a Mix, em 102.1 FM. Desde a sua saída no ano passado, a Jovem Pan 2 não economizou forças para retornar ao dial do Rio de Janeiro.

O retorno poderá ocorrer em dezembro, repetindo a dose ocorrida em 102.1 FM durante o ano de 2000. A primeira passagem da Jovem Pan 2 pelo Rio foi durante a década de 90, ocupando a freqüência 94.9 FM após substituir a lendária Fluminense FM. A rádio deixou o dial carioca para a estréia de um projeto local, a Jovem Rio, rádio que não permaneceu muito tempo no ar. Em dezembro de 2000 a Jovem Pan 2 retornou ao Rio de Janeiro substituindo a tradicional Imprensa FM no dial carioca.

A Jovem Pan 2 deverá retornar ao dial carioca a partir de dezembro de 2008, ocupando a freqüência 104.5 FM. A emissora paulista ainda não divulgou informações oficiais sobre a freqüência e data de estréia no Rio de Janeiro. A rede também espera inaugurar outras emissoras no Brasil. Já estão confirmadas as estréias de Passos (em 90.9 FM) e Feira de Santana (em 100.9 FM, substituindo a Antares FM). Em breve mais detalhes sobre a Pan no Rio e o panorama jovem local.

Por Daniel Starck - 11/julho/2008

Fonte: Brasil Rádio News.

Freqüência de rádio no dial carioca passa a ser disputada por Igreja e rede paulista de rádio

Da redação.

Rio de Janeiro RJ - Conforme noticiado com exclusividade pelo Brasil Rádio News em contato direto com a assessoria de imprensa da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a freqüência 104,5MHz, arrendada pela igreja, não há intenção por parte do grupo evangélico em liberá-la.

Explicações:

A cada dois anos é feito um rodízio entre bispos no comando de cada sede estadual das Igrejas Universal do Reino de Deus. A sede estadual no Rio de Janeiro é localizada na Catedral Mundial da Fé (Templo Maior), localizada na Av.Suburbana 4242 (Av.Dom Hélder Câmara) em Del Castilho.

Neste local estão concentradas todas as emissoras de rádio do grupo. As rádios Copacabana 680kHz, Nova AM 990kHz, FM 105 (rede Aleluia), 104,5 FM e mais 4 estúdios de transmissão, sendo dois via satélite. Ainda concentra-se parte da TV Record que grava ou transmite ao vivo as programações da igreja.

No estado do Rio administra as emissoras de rádio 89FM Campos dos Goytacazes, 101,5 Volta Redonda, 103 FM Macaé, 102 FM Cabo Frio, 101 FM Angra dos Reis e mais 17 emissoras com horários locados na grade de programação.

Definição:

Assumiu a Catedral Mundial da Fé, o Bispo Clodômir Santos que é considerado da ala radical da IURD, que tem como conceito não se desfazer do patrimônio conquistado pela Igreja ao longo dos seus 29 anos. É também realizado por ele a maior parte das aquisições para o setor de patrimônio. Ao seu lado estão os Bispos Romualdo Panceiro (maior autoridade da igreja após o Bispo Macedo), e Honorilton Gonçalves, este último diretor artístico e de programação da Rede Record.

O Site Brasil Rádio News fez diversos contatos essa semana com a sede da Igreja que através da sua assessoria de imprensa confirmou (matéria BRN Plantão Urgente 07/07), que não pretende se desfazer de nenhuma emissora de rádio do grupo, pelo contrário, informa que está interessada na cessão (não pode vender por se tratar de uma concessão federal), em definitivo da outorga da 104,5, e deve fazer inclusive uma proposta nesse semestre nos padrões comerciais.

Sobre a Jovem Pan no Rio:

A notícia sobre a volta da rádio Jovem Pan 2 se confirma, principalmente por todas as 3 vezes que a rede paulista deixou o Rio, porém sempre deixou claro seu interesse em retornar. Entretanto existe um obstáculo entre o poder financeiro, hoje apresentado pela IURD, o interesse do seu concessionário e as pretensões da rede Jovem Pan regressar ao Rio.

O contrato da freqüência sobre administração da IURD termina no dia 31 de dezembro.

Fonte: Jornalismo Brasil Rádio News – reportagem Samara Santos

Sexta-feira, Julho 11, 2008

Voltar ao Início Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal