Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal

FM 105 / REDE ALELUIA - 105,1 MHz

FM POPULAR VIROU RÁDIO EVANGÉLICA EM PLENA VICE-LIDERANÇA DE AUDIÊNCIA

Escrito em 15 de fevereiro de 2002. Atualizado em 27 de junho de 2009.

Rede Aleluia: a caixinha de música do Bispo Macedo

A história da FM 105,1 carioca reduz a pó todas as teorias sobre manutenção de rádio.

A rádio foi inicialmente a primeira versão da rádio Jovem Rio. Na primeira metade dos anos 80, o sistema Jornal do Brasil a transformou na popular FM 105. Sua sede era no prédio do JB, no nº 500 da Av. Brasil.

A FM 105 tocava sucessos populares, tendendo mais para a música romântica. Com frequência, ficava na vice-liderança de audiência, atrás apenas da rival 98 FM.

Durante a crise no grupo JB, foi vendida à uma deputada estadual, que manteve a rádio no prédio do JB, e sem mexer na programação.

Um pouco antes de 1997, a rádio FM 105 ficou, por longos meses, na liderança de audiência entre as FMs. Voltou à vice-liderança, em 1997.

Nem o fato de estar em 2º lugar, logo após ter ficado em 1º, salvou a rádio do desprezo da própria dona. Neste ano, a FM 105 foi vendida ao grupo da Igreja Universal do Reino de Deus, colocando por terra a teoria de que toda rádio líder está com seu futuro garantido. O grupo religioso deixou apenas a emissora encerrar uma promoção do Michael Jackson, num domingo, para no dia seguinte trocar os sucessos populares por hinos religiosos.

Logo nos primeiros meses, a nova FM 105 foi colocada na condição de cabeça da Rede Aleluia, a divisão de FMs de música evangélica do grupo da Universal. A programação de pastores pregando foi mantida apenas após as 22h, até a madrugada.

A sede da FM 105 foi transferida para o atual endereço ainda em 1997.

Rede Aleluia: a caixinha de música do Bispo Macedo

Escrito em 27 de junho de 2009.

Uma das piores coisas que pode acontecer no rádio é uma emissora trabalhar exclusivamente para o pessoal interno, não para os ouvintes. O Rio de Janeiro tinha até o último dia 8 duas rádios que eram como que caixinhas de música para sócios de suas franquias. Uma era a Paradiso FM, que tocava as músicas da adolescência do casal Angélica e Luciano Huck. A rádio mudou de nome no dia seguinte para SulAmérica Paradiso, mudando também sua planilha musical, reduzindo a execução de músicas pop dos anos 80.

A outra caixinha de música continua no ar. Desde que entrou no ar, a programação musical da Rede Aleluia não faz outra coisa que não seja reproduzir as músicas da preferência pessoal do bispo Edir Macedo. O cardápio varia de baladas evangélicas internacionais e nacionais (apenas algumas do hinário da Igreja Universal do Reino de Deus) a músicas seculares instrumentais, principalmente de estéticas norte-americanas. Uma cafonália generalizada.

Michael Jackson na última promoção da antiga FM 105

DADOS DA RÁDIO

Entrada no ar (outorga): primeira metade da década de 80
Entrada no ar da atual programação: 1997

Sede da outorga: Rio de Janeiro

Alcance: Grande Rio (exceto parte da Zona Oeste carioca) e arredores. A torre fica no morro do Sumaré, Rio de Janeiro.

Endereço: Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, 84 - Benfica - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (55)(21) 2567-2000

Portal na Internet: www.redealeluia.com.br

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal