Voltar à lista de Rádios FM   Voltar à Página Principal

MELODIA FM - 97,5 MHz

GRANDE AUDIÊNCIA E BAIXA QUALIDADE

Escrito em 18 de março de 2013.

A Melodia FM do Rio de Janeiro é uma rádio que merece ser analisada por estudiosos do meio acadêmico, sejam da área de comunicação, de teologia, de história e de sociologia.

Segundo texto de nosso colaborador Leonardo Ivo, a frequência FM 97,3 foi ocupada na década de 1970 pela Rádio Rio de Janeiro AM 1400, que nela instalou uma repetidora FM. No fim da mesma década, José Messias adquire esse mesmo canal via licitação, a partir do qual criou a Melodia FM, em 1979, na cidade de Petrópolis.

Em 1986, a Melodia FM foi comprada pelo empresário Francisco Silva. Ele fez uma operação de engenharia política e técnica com a rádio: transferiu seus estúdios para a Vila da Penha, na capital (!), manteve a torre em Petrópolis e aumentou estupidamente a potência de transmissão.

Francisco Silva é um empresário evangélico que já tinha possuído outra rádio: a Copacabana AM, que foi vendida anos antes para a Igreja Universal do Reino de Deus, a qual Francisco diz nunca ter sido membro.

A nova Melodia FM tornou-se uma rádio de música evangélica, e a maior do segmento no país. Só que com música evangélica mais tradicional possível, até mesmo mal gravada e mixada, e totalmente restrita ao próprio público protestante.

Os anos fizeram a Melodia ser mais e mais ouvida, a ponto de se tornar, por alguns meses de 2001, a primeira rádio evangélica do Rio a se tornar líder de audiência das FMs. Hoje, a rádio voltou a se revezar na posição com as rádios de sucessos populares.

A rádio chegou a encabeçar uma rede nacional: a Rede Melodia. Sua sede está atualmente no bairro carioca da Barra da Tijuca. Muito se tem dito sobre o uso da rádio por políticos. Principalmente o próprio ex-deputado Francisco Silva e seu aliado Anthony Garotinho. Uma polêmica equivalente à atuação das senhoras da Marcha Com Deus, Pela Pátria e Pela Família (ocorrida em 1964), e à atuação da extinta Ação Católica. Veio o Concílio Vaticano II, a CNBB, e alguns evangélicos tomaram o caminho oposto ao de algumas lideranças católicas: se tornaram mais conservadores. Não podem se dizer "protestantes", defendendo tanto o status quo.

A rádio funcionou até o dia 21 de janeiro de 2010 na frequência FM 97,3 MHz. Por ordem da Anatel, mudou no dia seguinte para a frequência FM 97,5 MHz.

DADOS DA RÁDIO

Entrada no ar: fim dos anos 80

Sede da outorga: Petrópolis

Alcance: Petrópolis e arredores, Baixada Fluminense, parte de São Gonçalo e quase toda a área da cidade do Rio de Janeiro. A principal antena transmissora está instalada no Morro do Morim, em Petrópolis. Há uma antena retransmissora no Morro do Sumaré, no Rio de Janeiro.

Portal na Internet: http://www.melodia.com.br

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal