Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

BRASIL DEU VEXAME, MAS TUPI AM VENCEU NA COPA 2006

Escrito em 9 de julho de 2006 pelo Editor.

Mais uma Copa da Fifa terminou. Agora dá para fazer um resumo da atuação das rádios cariocas nas transmissões do evento.

Nenhuma das rádios transmitiu as 56 partidas possíveis para cada uma delas (houve uma dupla de duas partidas simultâneas em cada um dos oito grupos da 1ª fase). Mas na 2ª fase, pelo menos uma delas transmitiu cada uma das 16 partidas.

Mais uma vez, Tupi AM 1280 e Globo AM 1220 disputaram o troféu de campeã das transmissões. Ora uma transmitia a partida, ora era a outra, e a partir de certo ponto as duas passaram a transmitir todas as partidas.

O troféu de campeã deve ser merecidamente concedido à equipe da Tupi, que enviou uma boa equipe de repórteres, que chegou à Europa há mais de 50 dias, junto com a seleção brasileira. E permaneceram na Alemanha, até hoje.

A dupla Luiz Penido e Washington Rodrigues marcou seu triunfal retorno às transmissões das Copas, após o vexame da ausência da Tupi em 2002. Parabéns a ambos.

Na Globo, fica o registro do vexame de colocarem José Carlos Araújo e Oscar Ulisses para narrarem juntos as partidas. Não dá... São dois excelentes profissionais, mas um é da escola carioca de rádio, e o outro é da escola paulista. São de estilos diferentes.

Além do mais, os radialistas cariocas tendem a tratar o futebol como espetáculo, e os paulistas o encaram como fato jornalístico. Deve haver parcelas de ouvintes no Rio e em São Paulo insatisfeitas com o trabalho da Rede Globo de Rádio, nessa Copa.

Outro vexame da Globo foi ter encerrado algumas transmissões da rede com informes do trânsito de São Paulo. Informações "úteis" para ouvintes do Rio, de Belo Horizonte...

No entanto, a Globo se superou positivamente nos quesitos reportagens e comentários. Não podia ser diferente: para estas duas áreas, a Globo mandou muitos profissionais de suas três emissoras próprias (Rio, São Paulo e Belo Horizonte), o que permitiu uma maior variedade de abordagens, apurações e análises.

A Rede CBN (AM 860 no RJ) foi integralmente liderada pela matriz paulistana, com colaboração de profissionais do Rio. No entanto, faltou uma certa empolgação nas transmissões. A rádio não se livrou do sotaque sisudo da "Rádio que toca notícia".

A rádio Livre AM 1440, apenas repetiu as transmissões da paulista Jovem Pan. Foi prejudicada pela insistência em manter no ar o programa católico Renova Rio (14 a 16h), deixando de transmitir as partidas que coincidiram com esse horário. Um desempenho sofrível.

A Band News FM 94,9 se limitou a repetir as transmissões das partidas feitas pela Bandeirantes AM paulistana.

A Transamérica FM 101,3 passou a transmitir as partidas mais importantes apenas a partir da 2ª rodada da 1ª fase. E, mesmo com a saída do Brasil, transmitiu todas as partidas das semifinais e a final.

A Nativa FM 96,5 faz o trabalho inútil de repetir as transmissões que a Tupi AM faz das partidas do Brasil. Com a saída de Roberto Carlos & Cia, a Nativa deixou a Copa, também.

Mais uma vez, repito: o maior revés do ano é a ausência da Rádio Nacional AM 1130. É o fim da picada. O rádio do Rio está mesmo em franca decadência.

Tomara que as coisas melhorem em 2010. Mas quais emissoras do Rio estarão vivas para encarar uma Copa na África do Sul?

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal