Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

APÓS UM ANO DE FRACASSO CONCEITUAL, FUTEBOL DA CBN SE LIVRA DA FUSÃO COM RÁDIO GLOBO

Escrito em 11 de julho de 2010 por Marcelo Delfino.

CBN

No mês de junho de 2009, o Sistema Globo de Rádio cometeu a imbecilidade de fundir as equipes de esportes da CBN AM 860 e da Rádio Globo AM 1220, numa operação nada transparente com os ouvintes, que tinha apenas um objetivo: dar um canal de FM para o futebol da Rádio Globo, que estava cheia de um medo infundado de perder ouvintes para o futebol da Tupi AM 1280, que tinha acabado de ocupar os 96,5 MHz no lugar da Nativa, que fora deslocada para o lugar da arrendada Antena 1 FM 103,7 no dia 1º de junho de 2009. A operação porca do SGR foi simplesmente fundir as transmissões esportivas da Rádio Globo com as da CBN, que já contava com o canal FM 92,5 (a antiga Globo FM) e o AM 860 (a antiga Mundial).

A equipe de esportes da CBN tinha um diferencial perante emissoras tradicionais como a Globo e a Tupi. Enquanto as rádios populares tratavam (e ainda tratam) o futebol como mero espetáculo, a equipe CBN preferia dar uma análise mais jornalística, sem no entanto desprezar o lado do entretenimento do futebol. Com a fusão Globo-CBN, se perdeu totalmente o diferencial da CBN, já que foi o conceito de "futebol show" da Globo que prevaleceu.

O cúmulo da monopolização promovida pela Globo-CBN foi durante as penta transmissões dos jogos da seleção brasileira durante a Copa 2010. A equipe Globo-CBN transmitiu os jogos por cinco canais simultaneamente: Rádio Globo AM e FM (que em maio de 2010 comprou os 89,3 MHz da Nova Brasil), CBN AM e FM e Beat 98. Quem quisesse ouvir algo diferente (como as extintas Globo FM, Manchete FM e Nova Brasil) que se danasse.

A bandalheira Globo-CBN acabará hoje, com a transmissão simultânea de Holanda x Espanha, jogo final da Copa 2010. Mas na quarta-feira que vem, dia de Flamengo x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, haverá a separação, conforme anunciou a comunidade Futebol CBN - Rádio Globo - RJ:

Após a Copa, na volta do Campeonato Brasileiro, Rádio Globo e CBN-RJ voltam a ter suas transmissões separadas. A Globo em 1220 AM e 89,3 FM e a CBN nos 860 do AM e pelo FM 92,5. Pouco mais de um ano depois da junção, o ouvinte terá novamente as duas opções para acompanhar a melhor transmissão de futebol pelo Rádio.

Apesar da boa notícia, permanecerá o problema da dupla transmissão AM+FM nas rádios CBN, Globo e Tupi.

Voltar ao Início Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal