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RICK BONADIO: DE CDs GOSPEL AO "DISCO EMO" DOS TITÃS

Escrito em 16 de agosto de 2009 por Marcelo Delfino e atualizado em 17 de agosto de 2009.

CD Titãs - Sacos Plásticos

Analisando a história do malfadado rock brasileiro da atual década, cheguei ao nome do produtor e compositor Rick Bonadio, ex-diretor da Virgin Records do Brasil, hoje diretor das gravadoras Arsenal (da qual é dono) e Universal. Bonadio é o maior produtor e divulgador do rock emo brasileiro. Através da Arsenal, produz bandas emo como Fresno e NxZero. No seu currículo, também constam produções para bandas noventistas como Charlie Brown Jr., Tihuana, LS Jack e CPM 22, artistas como Luiza Possi, e picaretagens como Rouge e um tributo a Odair José.

A coisa não pára por aqui. Bonadio também é o responsável pela produção do único disco de estúdio dos Mamonas Assassinas, maior fenômeno de vendagem no Brasil dos anos 90, antes de surgir o Pe. Marcelo Rossi. Tidos como banda de "rock engraçadinho", nem isso os Mamonas eram. Os caras eram bons músicos e faziam músicas bem humoradas, mas estavam muito mais próximo da música brega e do forró eletrônico, com um flerte com o pagode na música Lá vem o alemão, em que o vocalista Dinho imitava direitinho o Netinho do Negritude Jr. Rock mesmo, só a música Débil Metal, em que os Mamonas sacanearam bandas de black e death metal.

Investigando mais ainda o currículo de Rick Bonadio, encontramos até trabalhos feitos para a gravadora evangélica Gospel Records, entre 1992 e 1994. São trabalhos de produção técnica em discos dos grupos de rock Resgate e Oficina G3, que ao menos são até hoje excelentes bandas de rock. Mas também constam no currículo a assinatura como produtor de CDs gospel não propriamente de rock, como Brother (Brother Simion - 1992), Cristo ou Barrabás (Katsbarnea - 1993), e também a produção técnica do primeiro disco (gravado em 1993) dos 15 do grupo de louvor Renascer Praise, da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Depois de deixar os serviços de Rick Bonadio, a própria líder do Renascer Praise, Bispa Sonia Hernandes, se encarregou de estragar pessoalmente os discos do grupo, a partir do terceiro CD, falando e cantando durante as músicas.

Aqui temos duas músicas do Katsbarnea e do Renascer Praise produzidas por Rick Bonadio.


Katsbarnea - Cristo ou Barrabás


Renascer Praise - Se Não Fora o Senhor

Daí eu pergunto: o quê um sujeito que produz discos evangélicos, discos bregas e discos emo tem a acrescentar à longa história do rock nacional? Não é de se admirar que ele tente estragar as boas bandas que ele contrata para a Arsenal. O Ira! gravou os CDs Acústico MTV (2004) e Invisível DJ (2007) na Arsenal. Depois do fim do Ira!, Bonadio contratou os Titãs, que gravaram neste ano o constrangedor CD Sacos Plásticos, disco que comentei aqui e que já está sendo chamado de "o disco emo" dos Titãs.

Se o mainstream da música brasileira já é indigente, equívocos como esses fazem o cenário do mainstream do rock nacional ficar pior ainda. À beira da indigência, seja artística, comercial ou midiática.

PS: Alexandre Figueiredo acaba de me lembrar que a gravação de Lá vem o alemão tem mesmo a participação do Negritude Jr. e do Art Popular, nomes do sambrega da EMI, na época.

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