Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

ARTIGO DO TRIBUTO SOBRE BANDEIRANTES AM PROVOCA DEBATE NA RÁDIO BASE

Escrito em 23 de janeiro de 2005 pelo Editor.

O artigo Ouvinte: "O Rio não tem uma Rádio Bandeirantes. Tem uma locadora de horários", deste TRIBUTO, provocou um debate sobre a situação atual do rádio do Rio, e também sobre outros assuntos.

Veja abaixo a transcrição de alguns comentários que leitores deixaram no blog da Rádio Base:

Ainda bem que todos os amigos que visitam o Rio, quando voltam pra casa, testemunham o estrago que os "empresários" do rádio e a radio-inquisição fazem no dial carioca há uns 15 anos. São testemunhas autênticas, que provam que os ouvintes cariocas, quando reclamam das emissoras daqui, não estão de pirraça ou má vontade.

Marcelo Delfino | Homepage | 09-01-2005 22:49:35


Não por nada, não. Mas 12,13, 14 anos atrás eu ia ao Rio de walkman em punho e ficava na dúvida sobre qual rádio ouvir. Até as populares 98 FM e 105 FM eram show de bola. Parece que, depois que assassinaram a Mundial, a Fluminense e a JB AM, o pessoal desaprendeu a fazer rádio e só é pregação do dia inteiro na maioria das rádios. Pobre dos cariocas!!!!!

Marcos Ribeiro | 06-01-2005 23:16:20


Com um certo atraso, meto o bedelho nesta discussão sobre o abandono da Rádio Bandeirantes do Rio. Discuto aqui como espectador "privilegiado" da crise do rádio carioca, em razão da falta de criatividade, da falta de valorização do profissional, e do desinteresse dos empresários em vender o rádio como um prestador de serviços, e não como uma vitrola, ou uma torre de babel. É sempre bom lembrar que rádio é uma concessão pública, não uma máquina de fazer dinheiro. Ainda sobre o caso da Bandeirantes do Rio, o desprezo é tanto, que quando a matriz paulista necessita de boletins sobre algum fato relevante na cidade, recorre à equipe de jornalismo da Rádio Tupi, que na base da camaradagem, da troca de favores (a Tupi também não quer se preocupar em bancar correspondentes em SP), destaca um repórter para a cobertura. E nós, que lá trabalhamos, não ganhamos um tostão a mais por isso.

Mauricio G. Bastos | 05-01-2005 00:27:17


Hoje, 1º de janeiro, pelo menos até o momento nada mudou na tão comentada mudança no dial paulistano como a vinda da Transamérica Hits para os 90,9 e a extinção da Nativa para dar lugar à rádio Bandeirantes.

Alexandre | 01-01-2005 19:49:58


Alguém perguntou, então responderei: a Record AM 990 do RJ continua quase toda dedicada à transmissão de programas da IURD. A exceção é um pequeno horário, de manhã, mais ou menos entre 7 e 9h, em que a Record AM transmite antigos sucessos populares, talvez para atrair a audiência dos casais que fazem a tal "Terapia do Amor", da própria IURD.

Marcelo Delfino | Homepage | 01-01-2005 03:07:14


Olá à todos. A minha grande esperança está na digitalização do AM, quando finalmente darão o valor necessário a esta faixa tão esquecida... No meu entender o rádio AM valorizará novamente, pela qualidade de som, e principalmente por não haver rádio pirata nas AMs, pois é impossível construir o aparato técnico necessário para a transmissão de AM. Mas mesmo assim, isto levará alguns anos ainda, até mesmo para que uma parte dos ouvintes comprem os novos aparelhos receptores.

Sandro César Ceccato | 30-12-2004 22:22:39


Alessandro Pereira menciona o DESPREZO da BAND SP para com a BAND RJ. Ei, turma de São Paulo, dá valor para o pessoal do Rio porque isso acontece há muito tempo, desde 1985. O mesmo DESPREZO acontecia e acontece com a rádio Capital do Rio de Janeiro, 1030 kHz. Ah, precisamos martelar na cabeça dos donos dessas rádios.

Aimore | Homepage | 30-12-2004 08:59:47


O problema é que o pessoal da Rádio Bandeirantes de São Paulo também tá se lixando pra Rádio Bandeirantes do Rio de Janeiro, tanto que no site da emissora ela ainda hoje consta como "Rádio Guanabara", sem jamais ter sido colocada a nomenclatura atual. E as poucas vezes que eu ouço alguma notícia do Rio na Rádio Bandeirantes é de madrugada, no programa do Cláudio Zaidan, quando entra ao vivo o Fábio Barreto, que é repórter, só pra constar, da TV Bandeirantes do Rio de Janeiro (da Rádio que não ia ser).

Edu Cesar | Homepage | 29-12-2004 12:31:58


Desde criança, sempre vi o rádio intimamente ligado à religião, por escutar programas como o do Eli Correia, que chegava a organizar excursões para a cidade de Aparecida e Jambeiro, conhecidos santuários no interior de São Paulo. Até os meus 10 anos, fui a várias dessas excursões... Teve uma em que o Eli Correa inventou de subir no ônibus onde eu estava para dar um oi e, coitado, foi um monte de mulherada pra cima dele!!! E estávamos no pátio da basílica, hein!!!

Marcos Lauro | Homepage | 28-12-2004 19:20:15


Se não tiver mudanças, em pouco tempo o rádio do RJ morrerá, ficando apenas com sub programação locada. Não será por este motivo que a BAND, não se mexe. A rádio Record do Rio ainda existe, tem programação?

HLC | 28-12-2004 16:13:37


A diversidade religiosa é sempre bem vinda, mas no rádio ela se mostra perversa. Praticamente acabou com o rádio AM, como no Rio e em SP, por exemplo. Não consigo enxergar beleza alguma em qualquer rádio religiosa. As poderosas rádios Globo e Tupi (RJ) são bons exemplos de como introduzir religião no rádio sem descaracterizar a emissora. Até mesmo porque hoje em dia existem templos religiosos em cada esquina desse nosso país. Quanto a Bandeirantes 1360 AM, realmente é um caso curioso o desprezo dado pelo grupo para essa estação na 2ª maior cidade do país. Inclusive os ouvintes da Band 840 SP perdem com isso, pois pouco se ouve do Rio em sua programação regular. Talvez se houvesse uma boa equipe de jornalismo no Rio a situação seria melhor.

Alessandro Pereira | 28-12-2004 09:58:33


Por incrível que pareça: SIM, É. Em um dos programas que eram veiculados na Rádio Copacabana havia um que fazia mentalizações positivas. Um trecho das orações era assim: "Memorize um globo de luz azul brilhante escrito a palavra Paz, etc etc". Existe um movimento de retorno ao Paganismo e outros.

Aimore | 28-12-2004 05:53:26


Peeeeergunta: Esoterismo é religião?

Marcos Ribeiro | 28-12-2004 05:36:22


Errei: é Esoterismo. Rererere. Meu grande respeito a este pessoal que é esotérico. Viva GAIA, que ela desperte antes que seja tarde. Um punhado de gente controlando 99% da humanidade. A Terra sendo destruída por um pedaço de papel pintado de verde. Amém.

Aimore | 28-12-2004 01:42:21


No Rio de Janeiro só tem rádio com a Bíblia embaixo do braço, segundo esse link que colocastes aqui (Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro). Sinceramente, rádio FM que toca gospel o tempo todo é um pé-no-saco, é horrível. É todo mundo querendo ser cantor. ***** Entre 1975 e 1982 havia um leque de opções no dial do Grande Rio. Uma das opções era a Rádio Copacabana, de São Gonçalo, 680, 5015 e 5055 kHz. A rádio alugava horários para TODAS as religiões, incluindo a umbanda e o esoterismo. Era um prazer escutá-la pelo ecletismo. Foi descaracterizada quando passou para a direção de uma igreja evangélica. O mesmo desastre aconteceu com a Rádio Relógio Federal quando ela foi vendida para grupos religiosos em sucessão.

Aimoré | 28-12-2004 01:37:29

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal