Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal

RÁDIO RIO DE JANEIRO - 1400 kHz

RÁDIO DE FUNDAÇÃO ESPÍRITA INVESTE EM PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA

Escrito em 17 de agosto de 2003 por Fabiano Henrique (Niterói-RJ).

Quando se fala nessa emissora, muita gente torce o nariz e a despreza por ser "aquela rádio espírita". Mas, se ainda há vida inteligente no AM fluminense, um desses focos é sim a Rádio Rio de Janeiro.

Excluindo-se a Tupi, a Globo e a CBN, a Rádio Rio de Janeiro foi a única emissora AM a investir na "estética" de sua programação, encomendando a produção de jingles, vinhetas, BG's e efeitos. Outro destaque foi a reformulação da sua grade de programação. Foram inaugurados programas ecléticos, interativos e culturais, na parte de manhã; programas de debates, na parte da tarde e programas religiosos, com estudos e pale
stras, à noite. Vale ainda ressaltar, que está havendo investimentos na transmissão via Internet (www.radioriodejaneiro.am.br) e na informatização da emissora como um todo.

De 6h às 9h, é transmitido o programa "Manhã na Rio". Apresentado por Célio Berrondo, o programa traz informações culturais, música popular brasileira e internacional de qualidade, utilidade pública, poesia e entrevistas. "Manhã na Rio" é um dos raros programas em nossa região a trazer quadros especificamente voltados à terceira-idade. Além disso, resgatou o rádio-teatro, apresentado de segunda a sexta, das 7h30 às 7h50.

Das 9h às 11h, entra no ar o programa "Mulher Brasileira", comandado por Vânnia Barboza. Entrevistas, músicas contemporâneas e quadros como "Em dia com a saúde", "Estética e beleza", "Nas páginas da História", "Fala você" e outros dão o tom do programa.

Na parte da tarde, mais precisamente às 13h, há o programa "Debate na Rio", apresentado por Gerson Monteiro.

Há também na Rádio Rio de Janeiro, programas voltados para a área cultural. Estreou no início deste mês "Arte em exposição" (quintas-feiras, às 23h). O programa trata de artes em geral, mais especificamente das artes plásticas. O apresentador e produtor Renaud Hetmanek consegue, de forma leve e cativante, falar desse tema eminentemente visual, ensinando o ouvinte a entender do assunto.

Outro programa cultural interessante - e mesmo curioso - é "Esperanto, a Língua da Fraternidade" (terças-feiras, às 15h e sextas-feiras, às 23h). No programa, o apresentador Givanildo Costa fala desse idioma e do movimento esperantista no ritmo e no dinamismo dos melhores programas do horário.

Por ser uma emissora de cunho religioso, na Rádio Rio de Janeiro estuda-se, comenta-se e defende-se de fato a Doutrina Espírita. Entretanto, não se ataca qualquer outra religião, mesmo que os espíritas sejam atacados. Esse aspecto, por si só, é um diferencial que justifica o epíteto "a Emissora da Fraternidade".

Todo esse esforço da direção da rádio é recompensado pelos números do IBOPE. A emissora ocupa o 4º lugar geral no AM, estando também nessa posição na maior parte do dia.

Em suma, embora o AM passe por maus momentos, ainda há quem lute por fazer um rádio decente; ainda há quem respeite o ouvinte e deseje elevar-lhe o padrão cultural. Nesse sentido, vale a pena conferir a programação de emissoras como a Rádio Rio de Janeiro.

DADOS DA RÁDIO

Sede da outorga: Rio de Janeiro

Portal na Internet: www.radioriodejaneiro.am.br

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal