Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal

RÁDIO TAMOIO - 900 kHz

RETOMANDO SUA VOCAÇÃO CARIOCA

Escrito em 11 de maio de 2010.

Rádio Tamoio

A rádio Tamoio foi fundada por Assis Chateaubriand, tendo sido parte da cadeia Associada.

Foi uma das melhores rádios do Rio. Em seu auge, tinha uma programação musical que concorria com as rádios Ipanema AM, América 1 e principalmente a Mundial. Nos seus últimos anos de vida antes de ser rádio evangélica, foi uma rádio de sucessos populares, que tinha também uma das melhores equipes de esportes do rádio do Rio.

Com a redução do grupo Associados, a Tamoio foi vendida ao grupo cearense Verdes Mares, liderado pela família Jereissati. O mesmo grupo dono de todas as afiliadas da TV Globo no Ceará.

Pois foi justamente o grupo Verdes Mares, sem a menor piedade pelo Rio de Janeiro, quem arrendou a emissora para a Igreja Pentecostal Deus é Amor, que anexou a Tamoio à pior rede de rádio do Brasil, a "Voz da Libertação".

No dia 19 de outubro de 2008, a igreja deixou a rádio, e a Tamoio instalou um vitrolão de sucessos populares, com as vinhetas antigas, e restaurou o informe jornalístico de hora em hora.

Em maio de 2009, o grupo Verdes Mares restaurou por completo a programação da Tamoio. Sucessos populares e programas esportivos (leia-se de futebol, incluindo transmissões de partidas) eram e ainda são o cardápio da programação. Só que a rádio optou por uma programação toda gerada pela rádio Verdes Mares de Fortaleza, outra emissora do grupo Verdes Mares. A programação musical também era produzida em Fortaleza. A nova publicidade da rádio era voltada aos migrantes nordestinos do Rio de Janeiro. Tanto que a rádio se auto-intitulava "O Som do Nordeste", e fazia promoções com artistas da região.

Mas parece que a fase "oxente" da Tamoio está no fim, conforme relata nosso colaborador Ernesto Costa Pina, da comunidade Dial Rio de Janeiro:

A Rádio Tamoio 900 kHz ressurgiu das cinzas. Voltou tocando um vitrolão após mais de uma década dedicada ao arrendamento à IPDA (Missionário David Miranda). O Grupo Verdes Mares que tem como acionista o Dep. Paulo Geressat (sei lá que como se escreve rsrsrs) voltou com a rádio tocando musica e um noticiário pela manhã, reformou os estúdios na Urca e comprou um novo TX. Bom, a rádio tinha como slogan "O Som do Nordeste", tinha sua programação gerada em quase sua totalidade dos estúdios da Rádio Verdes Mares direto de Fortaleza, a idéia ao que pareceu não foi bem aceita e chegou recentemente um novo Diretor Regional que bateu o martelo.

A Rádio Tamoio 900 kHz não será mais "O Som do Nordeste" e sim terá uma programação genuinamente carioca, com novos programadores e programas, também uma equipe de jornalismo, só o futebol que vai permanecer como está "em rede" com a Rádio Verdes Mares.

Espero que agora a Tamoio venha mais competitiva, assim gerando mais campos de trabalho para os verdadeiros profissionais do rádio e não aventureiros.


DADOS DA RÁDIO

Sede da outorga: Rio de Janeiro

Endereço: Av. Portugal, 96 - Urca - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (55)(21) 2541-5796

Portal na Internet: www.radiotamoio.com.br

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal