Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

A FARSA DA RECUPERAÇÃO DO DIAL CARIOCA EM 2008

Escrito em 15 de março de 2008 pelo Editor.

As promessas feitas desde o ano passado em torno da recuperação do dial carioca estão caindo uma por uma. E na contramão delas, a situação só piora.

Uma das promessas mais antigas se desfez agora em fevereiro. A rede rock Venenosa FM passou vários anos prometendo chegar ao Rio com uma programação de qualidade e uma equipe prestigiada. Só que a informação que recebemos é de que o novo transmissor de 100 kW de Rio Bonito, além de estar sendo embargado pelo prefeito local (possível adversário político do senador Wellington Salgado, PMDB-MG), não mandará seu sinal para a capital. Se mandar, será um sinal fraco, como o da Tribuna FM de Petrópolis.

E para jogar uma pá de cal nas expectativas, a Venenosa FM demitiu o produtor Victor e a locutora Selma Boiron, que retornou para a Paradiso FM. Fica difícil acreditar no projeto Venenosa se eles mandam embora exatamente dois dos seus mais prestigiados profissionais e os mais abertos ao diálogo com os ouvintes.

No Grupo Fluminense e no Grupo JB, estão investindo em web radios, esperando colocar no ar essas emissoras no dial do rádio digital. Exatamente no momento em que a tecnologia está sendo questionada na Europa (os consumidores não estão comprando receptores como esperado, permanecendo usando os aparelhos analógicos). Já estão na Internet a Cidade Web Rock, a Cidade Web Metal, a Cidade Classic Rock, a Cidade Rock Brasil, a Cidade Oitentona, a Cidade Noventona, a Jovem Rio e a Fluminense FM Light.

Ainda no Grupo Fluminense, a volta da Fluminense AM 540 permanece aos trancos e barrancos, com longos horários preenchidos com as músicas da programação pop-adulta.

A Tamoio AM 900 promete tirar A Voz da Libertação do ar desde o ano passado. Prometeu voltar neste mês, mas já adiou a estréia para maio.

O grupo IURD/Record sinaliza que pode extinguir a Nova AM 990 e criar nela uma filial carioca da Record AM paulistana, com direito a programação eclética e tudo mais. Com o currículo que o grupo tem, não dá para ser tão otimista assim.

Falam que a Metropolitana AM 1090 pode se afiliar à rede Eldorado/ESPN, e que um grupo independente comprou a Mundial AM 1180. Vamos ver o que acontece.

A Bandeirantes AM 1360 continua sendo uma locadora de horários.

A Haroldo de Andrade AM 1060 luta bravamente pela sobrevivência, depois da morte do Mestre Haroldo. Acabaram com a equipe de esportes e há a ameaça de Anthony Garotinho de arrendar ou comprar a emissora.

Mas nada disso supera o grande mico de 2008. A outrora Rádio Livre AM 1440 acaba de ser arrendada pela Igreja Mundial do Poder de Deus. Basta dizer que a programação é semelhante à d'A Voz da Libertação, da Igreja Pentecostal Deus é Amor. Só que com a liderança de um apóstolo (?), ao invés do missionário David Miranda.

Por fim, há a ameaça da volta da malfadada Jovem Pan FM, em sua segunda reencarnação. Falam que poderá voltar em maio. Vamos ver qual rádio será enforcada dessa vez. Podiam acabar com a FM 104,5, a CBN FM ou a Band News. Mas creio que poderá sobrar para a Nova Brasil, em seu segundo fim possivelmente definitivo.

Daqui a pouco, só será possível ouvir rádio de verdade pela Internet. Inclusive pelos celulares 3G.

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal