Voltar à seção História Voltar à Página Principal

A HISTÓRIA DA AM 1180 ATÉ FEVEREIRO DE 2005

Escrito em 26 de janeiro de 2008 pelo Editor, com o auxílio do leitor Carlos Alberto Fernandes Ferreira.

A antiga Eldorado AM começou por iniciativa de Anna Khoury, fundadora da Rádio Imprensa FM 102,1 (a primeira emissora FM do Brasil, fundada em janeiro de 1955). Anna Khoury tinha o interesse em arrecadar fundos para a construção de um hospital com o lucro da emissora, porém o amor ao Rádio foi mais longe, e Anna investiu na Eldorado, que, posteriormente foi vendida ao Sistema Globo de Rádio. Anna montou então a Rádio Imprensa FM no Rio de Janeiro.

A Eldorado era uma rádio de música contemporânea, até 1989. Mas sendo uma AM, fazia dobradinha com a Globo AM, transmitindo jogos de futebol menos importantes, enquanto a 1220 transmitia algum jogo mais relevante. Em 1º de outubro de 1991, foi transformada na CBN.

Em meados dos anos 90, a AM 1180 se separou da CBN, que ficou nos 860. Desde então, a rádio passou por várias mudanças. Com o nome AM 1180, foi rádio de forró e rádio de samba e pagode comercial.

Ha poucos anos, tomou o nome da extinta Mundial, mas permanecendo com os sambas e pagodes. E assinou um contrato com o Jockey Club Brasileiro, para transmitir corridas, em qualquer horário que ocorressem. O dia 8 de setembro de 2002 marcou a extinção desta emissora do Sistema Globo. Algo inimaginável, há alguns anos.

A partir do dia 9 de setembro de 2002, a rádio iniciou uma nova fase, com uma espécie de programação eclética e típica de verdadeiras rádios comunitárias, só que utilizando o espólio de uma rádio grande. A Viva Rio AM nasceu do contrato de cessão e gestão conjunta do Sistema Globo (o concessionário) com a ONG Viva Rio. Esta gerava a programação, em estúdios próprios, e enviava o sinal para a sede do Sistema Globo, na Rua do Russel, que se encarregava apenas de enviar o sinal para o transmissor.

A rádio Viva Rio sempre teve poucos anúncios publicitários.

Todos os programas eram feitos por radialistas, alguns eram falados, com debates, notícias, entrevistas, etc. Outros eram musicais, dedicados a segmentos diversos. Havia até um programa diário para artistas jovens da música, do rock, do pop, da MPB, do forró, do samba e de outros estilos. Vários programas foram veiculados anteriormente, em rádios piratas, comunitárias ou da Internet.

Apesar da cessão para a ONG Viva Rio, a rádio continuava cumprindo o contrato com o Jockey Club, mantendo os programas e transmissões de corridas, principalmente aos sábados, domingos, fins de semana e noites de alguns dias úteis.

No mês de fevereiro de 2005, circunstâncias ainda não esclarecidas obrigaram o Sistema Globo a retomar o controle total da emissora, que manteve o nome Viva Rio, mas extinguiu todos os programas. A Viva Rio AM passou a tocar samba e pagode 24 horas por dia. Ou quase, porque as corridas do Jockey Club continuaram sendo transmitidas.

Voltar ao Início Voltar à seção História Voltar à Página Principal