Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

A NOVELA ARMANDO CAMPOS VS. RENASCER NOS 107,9

Escrito em 29 de março de 2009 por Marcelo Delfino.

Está acontecendo uma das mais irritantes novelas do dial carioca. Há meses, ocorre uma batalha judicial envolvendo o radialista Armando Campos e a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, pela posse da outorga da FM 107,9 carioca.

A fundação detentora da outorga sempre foi a Fundação Rádio Educativa São Sebastião, cuja presidência era exercida, desde os anos 80, pela Universidade Estácio de Sá. Em 1992, a Estácio vendeu a rádio para Armando Campos. Para transferir a outorga, já que outorga educativa não pode ser vendida oficialmente, a Estácio indicou Armando Campos para ser o novo presidente da Fundação. No ano 2000, Armando Campos revendeu a rádio para o apóstolo Estevam Hernandes (o líder da Igreja Renascer), indicando-o para ser o novo presidente da Fundação São Sebastião.

A disputa começou quando Armando acusou a Renascer de não pagar as prestações da venda da rádio. De lá para cá, Armando tem sucessivamente conseguido liminares na Justiça, em São Paulo. Nessas ocasiões, Armando manda os funcionários dos transmissores do Sumaré transmitirem a sua programação de pagode, e mais recentemente, a franquia Original FM (na verdade, a antiga rádio sambista Tropical FM com outro nome), gerada dos antigos estúdios da Tropical FM na Praça Tiradentes.

Na versão da Renascer, os compromissos assumidos por ela foram integralmente cumpridos. A igreja provavelmente está lembrando que a presidência da Fundação São Sebastião foi transferida para o Ap. Estevam, o que lhe daria o direito de estabelecer qual a programação da rádio. Como vem obtendo liminares cassando as liminares de Armando Campos, a igreja vem sucessivamente mandando os funcionários do Sumaré recolocarem a Gospel FM no ar.

Coincidência ou não, a última limiar obtida pela Renascer foi na semana anterior ao Carnaval deste ano. A Original FM se preparava para transmitir o Carnaval carioca, com destaque para os desfiles das escolas de samba de todos os grupos. Mas teve que ouvir a Gospel FM transmitindo (literalmente) seu retiro espiritual de carnaval, com muita música gospel e os cultos de domingo da Renascer. A Gospel FM continua no ar, até o momento.

Com tanta indefinição, o TRIBUTO retirou a FM 107,9 da sua lista de rádios, até que se defina quem de fato manda em definitivo na rádio. Até lá, a polêmica continua, e os debates também, como o promovido numa comunidade do Orkut. Os portais oficiais da Original FM e da Gospel FM também continuam no ar, aguardando o fim da novela.

Voltar ao Início Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal